Somos verdadeiramente CAPACITADOS? (Parte I)

Olá, hoje, venho no meu site logo de cara, lhe perguntando: O que você acha de você como profissional? Somos verdadeiramente capacitados? 


É uma super pergunta que acaba nos cercando em meio aos trabalhos e que não deve ser respondida apenas com um mero, “...sou o tal...”. Para se tornar reconhecido, talvez precise de mais tempo para si se envolvendo mais com reciclagens e cursos técnicos. O fato de ser bom no que faz pode ser definido como: Amor, Dom ou pura Sorte. Na minha opinião mais dom do que sorte ou amor. Um profissional que possui certas qualidades como: Determinação, Vontade, Conhecimento e Disciplina, já tem metade de seu caminho trilhado.
Sua formação é a base para um mercado que cresce a cada tempo e a multi-funcionalidade é cada vez mais procurada pelas grandes companhias emergentes. Seu futuro está ligado a mais partes psicológicas-técnicas do que imagina.
Saber entoar uma ordem ou mesmo, saber pedir nas entrelinhas, é algo difícil e para quem está almejando emergir junto com a empresa, deve ter plena certeza de saber e poder fazer.
As estratégias serão cada vez mais solicitadas. Um exemplo bem básico disso, é o profissional da noite que quer vender determinada marca de cerveja e ainda não sabe sua composição, ou estágios durante a produção.
O limite é o céu companheiros e companheiras, pois, você pode e deve saber desde como é feito um “abridor” ao final de um processo de destilação de um puro malte. Nada comparável.
A intenção nos “gerais” profissionais, seria o de obter os melhores profissionais do mercado, claro, sendo esses, selecionados por um bom grupo de RH (O temor de qualquer candidato). Li recentemente que, as empresas com maior porte, estão realizando entrevistas diretamente com o Presidente das mesmas. O que cria maior obstáculo e nervosismo durante a seleção do RH.
Possivelmente você poderá se deparar numa sala com o Diretor, o Presidente e quem sabe o Gerente da firma ou empresa na qual deseja um cargo. Em suma, alguns itens serão de alta ajuda nesse terrível e pragmático encontro: Seus conhecimentos sobre a empresa, sua formação acadêmica ou em cursos técnicos e sua apresentação pessoal, que será um marco para a entrada em quaisquer ambientes mais sociais.

Nós, profissionais deveríamos incluir sempre em nossos pensamentos que, precisamos de reciclagens constantes e, essas deverão ser nas diversas áreas que amparam o seu desejo, um status atual na empresa e no cargo que deseja. Já possui muitos superiores que me disseram que eu deveria ser assim ou assado, resolvi trilhar um caminho da auto avaliação, bem como, me aventurar por um mercado onde quase tudo que vivencio é parte de uma faceta incrível do dinamismo das pessoas, individualmente falando. Nosso ambiente de trabalho, seja aberto ou fechado, se constitui por pessoas experientes em sumo, mas, não superiores a quem está sempre buscando inovação, qualidade e perfeição em suas obras e trabalhos.

CHEFE – O que fazer com ele?

Seu superior é seu amigo? Se pergunte isso. Avalie e acentue pontos positivos e negativos dele, em cima de seu desempenho, para que posteriormente seja aceita ou não uma sugestão sua dada com o máximo de cautela. De uma coisa sempre teremos que pensar, profissionalismo não se mistura com amizade ou coleguismo. O fato do seu chefe lhe dar aquele aperto de mão ou mesmo, for com sua cara no jogo de futebol do fim de semana, não quer dizer que ele não quer ver sua gestão funcionando com resultados e fatores crescentes, como notas positivas dele mesmo. Ele também já foi cobrado e sabe muito bem que isso é uma característica que determina se ele quer ou não ter amigos ou inimigos.
Ao seu redor, na empresa onde está, muitos profissionais deixam a desejar, por mais que não queiram e o que se deve fazer é suprir o que eles deixam nisso tudo agregando valores e seu conhecimento e em sequência mostrando SEUS resultados, para que não sejamos apenas um peso como qualquer outro funcionário que, apenas faz o serviço.
Para saber equilibrar o quanto seu chefe lhe incomoda com o andamento crescente de sua carreira, possuir ouvidos muito aguçados e, uma paciência de Jó já são pontos ganhos em sua jornada. Profissionais do ramo, dizem que o mais importante é fazer e pronto, já eu como profissional noturno, acho que o fazer, vem agregado a inserção de idéias comparativas que iniciam uma parceria entre você (Colaborador) e seu Superior (Contratante), mesmo que ele ache que está por cima, pode ser a hora de você pelo menos checar e por seu nível de raciocínio no tabuleiro, impreterivelmente, com solidez.
Agora, se seu Superior for aquele que precisa, necessita ou faz questão de que você apenas trabalhe ou não evolua, ser honesto consigo mesmo é a única coisa sensata a se fazer e, nunca se por numa posição desfavorável para precisar de alguém que não sabe a diferença entre desenvolvimento e parceria, ou mesmo, crescimento de profissional e rentabilidade seria o mesmo que esmurrar uma faca ou pular de um prédio sem pára-quedas.

CULTURA E CONHECIMENTO

Leia, escreva, compre , consuma , evidencie, saia, viaje, more, curta, beba, entre na internet (sites técnicos), conheça pessoas, faça merchã do seu trabalho, use de adjetivos. Esses são princípios normais de quem quer se auto-conhecer e se aculturar mais, que superior não gostaria de um profissional conhecedor de culturas com extremas peculiaridades? Imagine-se e ponha em prática!  
PORTANTO...
Quando for se engajar numa seleção, ou mesmo, num aprendizado, faça-o com empenho e determinação, pois, você poderá ser o próximo exemplo de seu setor, ou quem sabe empresa. Pense nisso.

Abraços para todos os leitores do meu Blog, que cada vez estará contando com mais informação da área e mais novidades. Posteriormente irei falar sobre a APN – Agência de Profissionais Noturnos que estarei inaugurando virtualmente para cadastro de pessoas e indicações! See you later, after I post more informations about APN – Agency of Night Professional People.

Raphael Ribeiro – Profissional Bartender
Consultoria - Design - Eventos
21 9485-1938 ou raphaelbartender@yahoo.com.br



O quanto vale atender bem...? Por Raphael Ribeiro - Profissional Bartender


Hoje, caros, vim lhes falar um pouco da preferência ao bom atendimento, você que não possui um quantitativo de paciência, ou gosto pelo que faz, não pode ser chamado de PROFISSIONAL.
Atualmente, nos bares, restaurantes e pubs, vemos o quanto é a procura da população, por diversão. Uma diversão etílica-social costumeira, pois, depois que ensinaram aos jovens que beber é bom e se faz sentir com o mundo nas mão, se tornou fácil encontrar eles enchendo esses tipos de estabelecimento. O foco de um bom profissional serve não só para ele se tornar conhecido como para ele vender, ou outrora, acumular serviços de bom grado. Ser procurado por um cliente é o que hpa de melhor nisso. Eles te enxergarão dentre os demais. Portanto aí vão dicas essenciais para um ótimo atendimento:

1 - Saiba do que é feito: Se você atua em mais de um estabelecimento, e apenas em um, é reconhecido, nunca esqueça de como é a estrutura de sua casa. O cardápio, as cores, o contraste do lugar, quando foi fundado, ou aberto, se os donos são de boa índole....etc.

2 - Seja fiel as respostas: Quando responder algo, mantenha sua resposta, é claro que fundamentada em argumentos concretos em ambas as partes. Saiba se safar.

3 - Faça, não invente: Se um ou mais clientes lhe pedirem algo, nunca faça aquilo que não estiver realmente preparado para fazer. Poderá não sair de acordo com o que espera ou com o que a casa espera que seja feito.

4 - Ouça mais e fale menos: Quando um cliente sai para algum canto da cidade, ele quer individualização (Atendimento prioritário); Nisso ele irá le cobrar se o esquecer do nada. Saiba ser presente quando der é claro, nunca deixe-o fazer a sós uma escolha, pois, nem ele saberá se dá certo. Ele pode estar querendo entrar em algum tipo de onda nova, no caso, comendo e bebendo. 

5 - Saiba um pouco de tudo: Hoje os conhecimentos gerais, são uma dádiva. Se eu lhe disser o quanto a TV, INTERNET, KINDLE, LIVROS, são benéficos para mim, nem te conto! O profissional, precisa, ler e ter noção do que há ao seu redor. Estudar não só para se aperfeiçoar é o caminho, um simples palpite correto pode lhe render até um novo trabalho! 

6 - É de extrema IMPORTÂNCIA que: O profissional esteja preparado para o movimento diário, ou noturno, não esperar que seu estabelecimento encha, é coisa de principiante. Esteja atento ao movimento sendo, rápido, sagaz, inteligente e voraz. Esse sim, é o profissional que passa na frente dos demais. 

7 - Futebol é lição: Saiba um pouco, mesmo que não goste, fale. Te dará credibilidade de discussão em grupo com mais de um cliente numa mesma mesa, sendo que uma única bebida pode se multiplicar de tal forma que seu estoque não dê conta.

8 - Não seja indiscreto: Sabe aquele casalsinho que procura o cantinho do lugar com menos olhares?Sim, pode ser que eles respectivamente não sejam casados, ou namorados, acho que você me entende. Portanto, nada de abordagens alusivas, ou olhares intensos pra eles, pois, podem se sentir constrangidos, seja atencioso quando eles te chamarem, não toda hora.

9 - Beba informação, saiba agir! : Quando lhe perguntarem sobre uma bebida diferente , na qual você nunca tenha tido contato, apenas diga que possui um gosto deiferente, não mencione detalhes, deixe o cliente ter sua idéia daquilo, não se mostre conhecedor, mesmo que isso saia da sua ossada.

10 - Atenção: Se atenue as vestimentas de seus clientes, a conta, ao modo com que eles falam, bebem ou se portam. Isso é um jeito de você aprender a arte da dedução, bem como cara não escolhe coração, roupas não escolhem o cliente e as demais coisas acima citadas. Nunca julgue alguém antes de um pedido bem feito, essa que é a boa!

Concluindo, nem sempre é fácil efetuar um bom atendimento, pois, existe uma classe específica de clientes que realmente são complicados, mas, nada que um bom sorriso, ou um bom e rápido linguajar, não resolva. A maioria das pessoas quer privacidade, individualidade e bom gosto naquilo que pediu, seja isso tudo e mais um pouco e mais uma coisa, sempre, se VALORIZE!!!!


Raphael Ribeiro - Profissional Bartender
(Filiado a APN - Agência de Profissionais Noturnos)
(21) 9485-1938 - RJ
(22) 2522-5116 - NF




As melhores.....vodkas...2010!

Vodkas, para bons apreciadores, bons bebedores e bons gastadores....

As melhores vodcas do mundo são as chamadas super premium são a elite da bebida. Para pertencer a esta categoria, o destilado precisa atender a algumas condições. Água. As vodcas super premium utilizam água muito pura. Vinda de lençóis freáticos, ela chega à superfície depois de passar por um tipo de solo que funciona como um filtro. A água fica tão limpa que não é necessário nenhum tratamento químico.Matéria prima. As super premium são elaboradas com base em um único ingrediente de muita qualidade, como o centeio dourado, o trigo selecionado e até a uva.
Destilação. Após a utilização de cevada ou de cereais com baixos índices de gordura por grão, essas vodcas são destiladas diversas vezes. As multidestilações dão à bebida uma pureza singular.Filtragem. A filtragem em carvão ativado suaviza o gosto e o cheiro e reforça a neutralidade. Cada país apresenta um estilo de destilação e filtragem, o que faz com que vodcas super premium feitas na França, na Rússia, na Polônia ou na Escandinávia sejam diferentes entre si. Resultado. A leveza no paladar e um final de boca aveludado estão entre as características mais perceptíveis dessa categoria de bebida. Achei esta lista folheando a playboy da Fernanda Young. A revista convidou seis conhecedores (dois barmen, uma bartender, um jornalista, um químico e um especialista na bebida) para avaliar as preciosidades. Confiram.

Ketel One
Origem: Holanda
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: trigo

Preço médio: R$135,00

A Ketel One foi criada por uma família holandesa cuja destilaria data de 1691. Ela continua sendo produzida nos alambiques de cobre usados em suas primeiras versões. O resultado é uma vodca alcoólica e clássica, segundo os degustadores.

Ponto de Vista de um bebedor: "Nossa. 1.3.5 reais numa vodka. É, para ser e merecer, ter este valor. O trigo é algo interessante numa ocasiões destas, em sumo, os coquetéis ficam bem legais, mas, não fáceis de se adaptar no quesito, preço...."

Xellent
Origem: Suíça
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: centeio
Preço médio: R$ 200,00

Um dos segredos da Xellent é a água usada na fabricação, vinda dos Alpes suíços e considerada uma das mais puras do mundo. A matéria prima é composta por duas das melhores linhagens do centeio suíço. Seu sabor e seu aroma são mais pronunciados, e a garrafa vermelha chama atenção.

Ponto de Vista de um bebedor: " Já começa com o nome engraçado, mas, 200 reais valem o preço, nossa, o que você faria de drinks com esta maravilha, acordem pra vida, isso é o melhor dos néctares...."

Grey Goose
Origem: França
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: trigo
Preço médio: R$ 149,00

Detentora de prêmios como o do Chicago Beverage Testing Institute, a vodka produzida na região de Cognac, na França, é feita com água proveniente das montanhas, filtrada através de rochas calcárias. Revelou principalmente suavidade na degustação.

Level
Origem: Suécia
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: trigo
Preço médio: R$ 140,00

Dos mesmos fabricantes da Absolut, a Level é elaborada a partir da combinação de dois processos: a destilação contínua e a destilação em pequenos lotes, realizada de forma artesanal, as quais fazem com que a bebida fique mais suave.

Wyborowa Exquisite
Origem: Polônia
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: centeio
Preço médio: R$ 155,00

Destilada em pequenas quantidades, a versão Exquisite da vodca polonesa Wyborowa tem como principal característica de sabor uma forte presença de sua matéria-prima, o centeio. O design da garrafa, criado pelo arquiteto americano Frank Gehry, é um de seus atrativos.

Cîroc
Origem: França
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: uva
Preço médio: R$ 162,40

A Cîroc é produzida a partir da destilação de dois tipos de uva, a mauzac blanc e a ungi blanc, cultivadas a grandes altitudes no sudoeste da França. A fabricação combina técnicas tradicionais do século 10 com métodos modernos. Sua quinta e última destilação é feita manualmente.
 
Ponto de Vista de um bebedor: " Essa vodka tá sendo distribuida no Brasil pelos mesmos que distribuem a Smirnoff, contudo, não há detalhes de onde e quando isso acontece, e uma perguntinha: Onde está a Smirnoff nesta lista conhecidíssima???"
Belvedere
Origem: Polônia
Graduação alcoólica: 40%
Matéria-prima: centeio dourado
Preço médio: R$ 149,00

Feita com um tipo de grão encontrado apenas na região polonesa de Mazovia, produzida em pequenos lotes e filtrada em carvão, a belvedere segue a tradição centenária da produção de destilados na polônia. Seu nome, aliás, é uma homenagem ao palácio presidencial do país.
 
Final de papo: Bem, acho o seguinte, todas as vodkas acima são pontos de referência para aqueles que desejam e deve, experimentar as melhores coisas da vida, seja em sumo a vodka ou mesmo trabalhando coquetéis mirabolantes. O problema é se tornar um puta alcóolatra nisso tudo, portanto amigos bebedores e barmans, não abusem, porque tudo em demasia se torna prejudicial a saúde, bem como a cirrose e problemas gástricos. Temos um segundo ranking de vodkas que são vendidas no Brasil que, concerteza não podem ser consideradas vodkas. Meus clientes dizem: "Isso é álcóol puro....!!!!" - E concordo plenamente, pois, o mais engraçado é ver que as empresas, fortificam massivamente a reinteração de que são consideradas vodkas, mas, faça um teste simples: Uma caipvodka que seja. Pronto, seu resultado está aí, mais uma puta que pariu em formato de drink. Só baixando o nível para fazer entender que, vodka é vodka e cachaça é cachaça.
LISTÃO DAS TERRÍVEIS!!!!

1 - KOMAROFF - R$ 7,90
2 - VIBOROVA - R$ 10,90
3 - ORLOFF - Até rola, mas, com muito pouca quantidade... - R$ 18,00
4 - MILACOV - É tanto COV que nem sei mais... - R$????
5 - SMIRNOFF - Legal e aceitável... - R$ 19,90
6 - ABSOLUT - Clássica e boa.... - R$ 60,00
7 - SKY - Era boa....era..... - R$ 28,90
8 - STOLLICHNAYA - Puta vodka...mas, não rola nos drinks...R$ 79,90

Não irei nem terminar essa lista pois nem cabimento tem nissooooO!!


Que comédiaaaa!

Grande abraço a todos!

Raphael Ribeiro

Pesquisar Bebidas