Um bom drink é ótimo para se refrescar no calor do verão. A bebida, bem geladinha, reúne os amigos e anima as conversas nas noites da estação mais quente do ano. A animação no verão é tanta, que, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nesta época do ano, bares e restaurantes apresentam um aumento de 30% de funcionários, por causa da alta demanda e, principalmente, da sede dos clientes.
Entretanto, não é qualquer bebida que é apropriada para o calor do verão, pois as mais recomendáveis são as suaves e menos encorpadas. Por isso, conversamos com Ricardo Barletta, proprietário do 8 Bar, que deu umas dicas de como apreciar da melhor maneira os tais drinks.
´´No verão, é legal tomar bebidas bem geladas, tipo frozen, e com gelo. Não tem nada a ver tomar um conhaque ou whisky, que são bebidas que esquentam mais´´, diz Barletta. ´´É que nem cerveja. Na Alemanha, eles não gelam a bebida e tomam ela quente, para sentir mais o gosto. Só que, aqui no Brasil, não tem como beber cerveja quente. Não combina´´, completa.
O empresário também deu algumas dicas de quais são os drinks mais gostosos para curtir este verão. ´´O Mojito é uma delícia, super refrescante, e ainda é acompanhado de hortelã, que dá um gosto especial´´, aconselha Barletta. ´´Também tem a sangria, que é uma bebida feita de vinho tinto, soda, frutas e gelo. No verão da Espanha, todo mundo bebe esse drink´´, conta o proprietário.
Para Ricardo Barletta, bebidas espumantes também caem bem no verão. ´´O champagne é legal, pois é uma bebida leve e suave. Com ele, dá para fazer o drink Bellini, que é a mistura de espumante com suco de pêssego´´. Para o proprietário o Bloody Mary é ideal para aqueles dias pós-ressaca. ´´É uma delícia tomar a bebida bem gelada nesses dias´´, finaliza.Portanto, anote as dicas de Barletta e confira mais algumas deliciosas receitas de drinks:
Caipiroska de Frutas do Geni
- Abacaxi
- Melancia
- Tangerina
- Morango
- Vodka
- Gelo
- Açúcar
A Caipiroska de Frutas do Bar Geni não economiza nos ingredientes, principalmente na quantidade de frutas, que, picadas, absorvem a vodka, quando misturadas cuidadosamente. O sabor cítrico ganha um toque amargo especial da vodka.
Mojito de Maracujá do Exquisito!
- Rum
- Açúcar
- Hortelã
- Clube Soda
- Maracujá
Este drink é uma versão do tradicional Mojito, só que muito mais saboroso e refrescante. As sementes do maracujá dão um charme todo particular a bebida, além da aparência tropical que combina bastante com o Brasil, elas deixam o drink super colorido quando misturadas às folhas de hortelã.
Dica: Tome um Mojito de Maracujá em uma noite de muito calor e depois de um expediente estressante. Você vai esquecer até que existe lei seca. Só não vai exagerar, hein!
Marguerita de Tangerina do Piola:
- Mexirica
- Cointreau
- Tequila
- ½ colher de açúcar
Muito bonito! Por levar açúcar e mexerica, fica ligeiramente adocicado... ´´é bebida de mulher´´, comentou um senhor no bar. Mas é claro que o mix de Tequila e Cointreau - se ingerido sem comedimento - pode acabar em pileque. Criada por David Silva.
Caipiroska de Picolé do Mosteiro São Gallo
- Uva Itália
- Jabuticaba
- Picolé de Morango
- Vodka
Pioneiro na produção da Capiroska de Picolé, o Mosteiro San Galo consegue preparar um drink suave e refrescante, mesmo que a base de vodka. A bebida é simples e vai ficando cada vez mais adocicada e colorida conforme o picolé derrete. ´´O drink também pode ser combinado com a fruta e o picolé da sua preferência´´, explica o bartender da casa, que nos mostra a popularidade das bebidas com frutas e sorvetes, sugerindo outros drinks de sucesso no Mosteiro, como o Monka (morango, vodka e leite condensado) e o Talisco (tequila, suco de pêssego, abacaxi e sorvete de morango).
Pina Soft Drink (sem álcool)
- 80 ml de Suco de Abacaxi
- 20 ml de Leite de Coco
- 10 ml de Leite Condensado
- 10 ml de Groselha
Pina Soft Drink, preparado pelo bartender Rosildo Alves, leva os mesmos ingredientes que a tradicional Pina Colada, menos o rum. Desta forma, o drink torna-se mais doce que a versão original. O suco de abacaxi quebra um pouco o gosto exagerado da groselha. Pier Paolo Picchi, o chefe e proprietário da casa, foi quem elaborou os novos drinks não alcoólicos, que passaram a ser vendidos logo quando entrou a lei seca. Porém, como o Picchi é um restaurante que serve massas, a bebida principal continua sendo o vinho, já que drinks doces não combinam com massas.
FONTE: http://www.obaoba.com.br