Fala pessoal! Olha eu aqui denovo postando para vocês o melhor do mundo dos Drinks e dessa vez, venho anunciar que, às quartas, está rolando um projeto bem legal aqui no Restaurante, onde nossa equipe, prepara um Lounge todo climatizado para vocês, com Drinks, Cerveja e Espumante em Dobro! Bem, fora a propaganda, o merchâ....rs Vamos hoje falar sobre o profissional que trabalha em determinadas áreas fazendo drinks.
Todos os comentários, são baseados em diferentes lugares, onde eu, como Bartender tive a oportunidade e o privilégio de estar ou trabalhar. Necessariamente, minha visão, não reflete o que o profissional, vislumbra em sumo, mas, foca, todo o andamento do empregado, visando uma forma de melhorar seu desenvolvimento num todo.
Primeiro, vamos aos grupos selecionados para os comentários:
BISTRÔ: O bistrô em sumo, seria um local pequeno, onde clientes, vêm para fazer uma pequena refeição, lanche ou café. Pode ser noturno, mas, sua criação, resume-se a parte da tarde. Os cafés e os petiscos, sempre estão em alta nesse tipo de empreendimento. O melhor que já pude ver, foi numa viagem para Fortaleza, onde, no saguão do aeroporto funcionara um Bistrô muito descolado, chamado Singapura. Lá, era mais ou menos como um pequeno Lounge, aliado a mesinhas características do esquema Bistrô, mas, o nome não era ligado a decoração: O Bar, era americanizadamente montado para Drinks e Chopp em rápido atendimento e seu pessoal, era composto mais de meninas do que homens, uma forma de chamar a atenção. Já seus preços eram de tabela ao menos barato. O Bartender desta área , trabalha mais calmamente e têm seus cocktails, mais valorizados, contudo, com menos saída.
SUSHI-BAR OU TEMAKERIA: Sushi, Harumaki e Yakisoba, são pratos característicos deste tipo de lugar, já seus drinks, acontecem mais a noite. As casas que fazem comida japonesa, são estilizadas a caráter. Unido-se de Sakê e ingredientes, orientais, podemos constituir Drinks muito exóticos, com sabores forte e leve ao mesmo tempo. Brincar, harmonizado-se a comida asiática, tem suas vantagens; da mesma forma, com que eles cozinham comidas com o colesterol quase zero e poucas calorias, os drinks, também podem ser menos nocivos ao organismo. Os mais famosos, são a Caipsakê, Bonguá, e Tuney Drink. Difundidos por Barmans Chineses. Já a harmonização, vem esbaldando novidades: Salmão x Bonguá de Marcujá (Sakê, Maracujá, Broto de Hortelã, Xarope de Açúcar e iguarias). Agora, as funcionalidades do Barman de Sushi além de suas obrigações naturais, são a de sempre estar com o perfil limpo, exato e rápido.
RESTAURANTES: Os restaurantes, seja, pequeno ou grande, fino ou não são extremamente a cara do profissional, quer dizer, são um reflexo firme e forte, do que você faz. Caracterizados principalmente, pela boa ou não comida, eles são o alimento na hora certa e na ocasião certa. Existem empresas que fecham o restaurante, quando de baixo porte, para comidas à quilo juntamente, com sua entrega, outros fazem um combinado, entre comida a quilo e a la cart e por fim, outros, se empenham em serem os do topo, excelentes, On Top.
Seu vigor, físico e psicológico, precisa estar bem equilibrado para atender rápido e ter tempo para preparar todo seu set. Quando não há ajudante, você Barman, se torna responsável por tudo, desde o maquinário ao último cliente na casa. Se for conhecedor de vinhos e o chefe, perceber, não gostaria de estar na sua pele, concerteza ele irá lhe atribuir este serviço. Agora, se seu percentual de trabalho, se resume a só fazer cocktails, relaxe e faça os melhores, elabora, perca tempo, pois, isso tem retorno positivo. Não encare todas as provocações que ouvir dos companheiros de trabalho, seja coerente que tudo dá certo e faça o seu antes de criticar.
CHURRASCARIAS E RODÍZIOS: Não sou tão gabaritado para falar sobre rodízios mas, fui em muitos almoçar e sei que nessa área, o cara pode te fazer uma caipirinha de limão cortado há anos luz atrás. Não acho de seja de maldade mas, eles têm que adiantar tudo muito cedo, como o churrasqueiro, que precisa umas 2h antes, cortar tudo em quantidades exorbitantes. Numa vez, almoçei num lugar, na rodovia indo pra São Paulo, o distrito não tinha nem nome direito, acho que era em Queimados, não tenho certeza, logo, percebi que a churrascaria era de grande porte, mas, igual a todas as outras, nas mesas papel, e porta sal e palitos, um monte de coisas pra turistas e o atendimento longe de ser individual. Não existe Barman nesse local, existem garçons faz tudo. Não menosprezando a profissão, mas, acho que no mercado existe espaço para quaisquer profissionais, bastam, esses sem especializarem. A idéia de um barman nesse local, é mais para eventos fechados e particulares. Não que seja um crime, ter um Bartender, mas, o custo ainda é alto para o investidor ao meu ver.
BOATES: Tem disposição pra ficar acordado? Trabalhar com som no ouvido? Gritar em vez de falar? Entrar 15h e sair 8h da manhão do outro dia? Se sim, esse é seu ramo, barman. O cara trabalha...e muito, pode não perceber depois de uns anos, acostuma-se, mas, tenho amigos e até mesmo eu por 1 mês apenas, trabalhei nessa área e vi o quanto é sofrida. Quando o dono resolve inventar algo do tipo: "A noite do Funk" ou "Ladies All Night", amigo, é certo de você ter que tomar uns energéticos para aguentar a onda. Ouvi casos, apenas ouvi, de que profissionais, com alto índice de seriedade , após partirem para esta área rentosa no incío, gastaram suas economias em Vodka, Red Bull e entorpecentes. Enfim, para você se manter enérgico, de pé e rindo ainda por cima, do que você precisa? Alguns daria a sugestão de um gordo pagamento no fim do mês, eu preferiria a escala programada, onde , por um salário digno, você trabalharia, dia sim, dias não. E a pior parte dessa área é você ajudar os companheiros Garçons e Serventes, a limpar toda a área da Boate. É sofrido, rentável, mas, sofrido. Contudo, seus cocktails, podem estar mais em evidência do que em muito lugares conhecidos.
EVENTOS PARTICULARES: Os melhores, acredito eu. Trabalhando com isso, fora a estabilidade, você é o dono do seu preço, do seu material e do seus cocktails. Sugestões a toda vêm a tona. Você cria, e você manda. Pode-se realizar um evento de mil reais, como um de sessenta reais, não importa, nesse ramo, o que importa são as quantidades que você fecha ou mesmo, os contatos que você faz. Já trabalhei em Casas grandes, pequenas, churrascos e festinhas de despedida de solteiro, o que posso falar de bom é que você, bartender, atua solto, tranquilo e light. O ruim mesmo, é que se não há programação, não há como depender disso. O Barman precisa ter um pouco dos dois: Estabilidade e festas desse porte.
Você pode conhecer gente, mas, eu conheço gente que conhece gente influente, dando quase a casa própria pelo tema, festinha.....rs. É isso mesmo que escrevi, já vi badernas, tão doidas, nas quais os convidados pulavam na piscina, tiravam a roupa, o mais cômico, foi o de uma menina aparecer num banheiro de piscina nua e desmaiada por completo. O incrível disso, foi que ela mesma tirou a sua roupa e dormiu....rs. A necessidade de um Bartender criativo nesse ramo é alta, e você precisa ser um negociador desde a hora de fechar os eventos, até a hora de indicar uns cocktails.
Bem, para vocês leitores, este foi um resumo de alguns ambientes nos quais eu tive a oportunidade de estar atuando e, outros que mesmo não, tive a visão de perceber muito das coisas que acontecem atrás de um balcão de open bar, ou bar. Espero que tenha sido esclarecedor a você amigo ou amiga que deseja um dia se tornar um bartender ou uma barwoman de sucesso. Estudar sempre é o caminho, o conhecimento te leva a lugares insuperáveis.
Dominar uma técnica condiz em você fazer dela uma arte, uma criação. Domine-se antes, preste atenção e siga em frente você tem muito a ganhar! Um abração e muitos drinks!
Raphael Ribeiro é formado em Coquetelaria Internacional, inicialmente pelo SENAC, após sua formação dar-se conclusa, escolheu a ABB-RJ para se reciclar, ministra palestras , fóruns virtuais, e elabora cartas de coquetéis e destilados, para restaurantes, casas noturas e, pequenos comércios. É bartender de eventos particulares (Orbital, XXXperience 100, Velho Barreiro, Welcome Drinks to Japan) e comemorações.
Ministrou cursos na região serrana e atualmente , é Bartender do Gourmet Brazil, restaurante de Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Estará na APAS 2010, em São Paulo, como convidado especial.