Onde?
A mixologia molecular surgiu na Europa dentro das mesmas bases da gastronomia molecular desenvolvida nos anos 80 pelo físico Frances Herve This e incorporada pelo premiadíssimo Chef de cuisine Ferrán Adriá, em seu restaurante El Bulli, nos anos 90, o sucesso desse restaurante foi tamanho que só é possível almoçar fazendo uma reserva com 6 meses de antecedência. No Brasil a Gastronomia Molecular é novidade, apenas alguns chefes conhecem todas as técnicas e a utilizam em seus pratos e restaurantes. A mixologia molecular também é muito jovem, e nós da Bar & Barman temos o orgulho ter sido os pioneiros em desenvolver a técnica da verdadeira mixologia no Brasil, feita exatamente sobre todas as suas bases e respeitando todo o conceito, hoje temos um cardápio com mais de 20 criações exclusivas que são degustadas pelos nossos clientes de eventos.
A mixologia visa a desconstrução dos componentes tornando-os invariaveis e depois reconstruindo-o em formato diferente do seu original, então via de regra na Mixologia Molecular você nunca irá ingerir um drink em formato liquido e sim em texturas sólidas, deve ter formato, texturas e cores o mais diferente possível do drinks original.
Como?
Todas as criações se dão baseadas em técnicas quimicas de associação de componentes, segregação de açucares, e transformação química, as mais usadas são: Emulsificação, Esferificação, Gelificação e Alto congelamento. Portando ao visualizar um drink voce jamais irá imaginar o que se trata até prova-lo e conhecer a explicação do Mixologista.
FONTES: Bar & Barman / Molecular Blogger
A Mixologia Molecular causa muita controvérsia entre os profissionais de bar, um lado mais moderno defende a Mixologia Molecular como sendo uma das maneiras de mostrar até onde vai a versatilidade da coquetelaria moderna, um outro lado mais tradicionalista defente fortemente que a Mixologia só engloba bebidas e suas misturas e isso vai contra o princípio.
FONTES: Bar & Barman / Molecular Blogger
Nenhum comentário:
Postar um comentário