Bebida para esquentar - Irish Coffee

Fala Pessoal!

Bem, mais um dia eu aqui no meu nada harmonioso blog, falando pra vocês um pouco sobre a arte da coquetelaria...bem galera, acho que mais do que nunca com esse frio que está para chegar, mais ou menos umas 3 semanas e meia estaremos no famoso INVERNO! Puxa vida, e onde eu moro, 1 grau é comum acontecer...bem, quero falar-lhes sobre uma variedade enorme de coquetéis que essa época chama a tona! Os famosos 'Pouzzes', Drink's com café, para ser mais exatos.


Os irlandeses francamente falando, são os maiores consumidores dessas maravilhosas delícias, pois, como o frio lá vara de 23 a 37 abaixo de zero, é comum acontecer de entrarmos numa padaria, ou se diga de passagem, cafeteria (onde o pessoal toma o café da manhã) e vermos clientes tomando o famoso Café Irlandês, regado a açúcar, whikey 12 anos, creme de leite e canela...O drinque foi inventado no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan no ano de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda). A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.
Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou "Isto é café brasileiro?" ao qual Joe respondeu, "Não, é café irlandês!"




Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como o kentucky coffee que substitui o uísque irlandês por uísque bourbon. Outra variação comum consiste em adicionar Baileys ao invés do uísque.




Preparação:



01)O café deve ser preparado normalmente, de preferência usando-se uma
prensa francesa (french press ou cafetière);



02)O uísque e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly;

03)Um pouco de chantilly é colocado por cima — usa-se a parte posterior de uma colher para evitar a mistura quando substituído por creme com consistência mais líqüida. O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja
Guinness.


Ao meu ver como Bartender profissional, o café irlandês ou Irish Coffee, no popular, tem seu espaço reservado à essa época, como o frio traz a tona os melhores vinhos (www.confrariadebaco.blogspot.com), é de comum acordo harmonizar também a bebida, o chocolate - choconhaque, ou mesmo, chocolate com whiskey.

Bem galera, esse foi meu toque da semana, espero que você aproveitem bastante essa época que se iniciará em breve! Abraços e Drinks!


Raphael Ribeiro - Profissional Bartender
21 9638-7285 - 22 9938-1049








Ô dor...

Bem, semana passada...deu merda...fisicamente falando...estava eu treinando perfeitamente e, quando não obstante ao treino de jiujitsu , empolgado, treinando com o "Tio", 109 kg de força...ao todo...33 kg à mais que eu, treinando tranquilamente, quando, num rápido movimento de impulso eu, Raphael, vôei por cima dele e a última parte que não foi por cima, foi minha COSTELA. Rachei a segunda superior direita, e parti pro hospital no outro dia. Depois de horas no hospital, o Raio-X indicou onde tivera sido o problema, não bastando isso tudo, ainda começou aqui na minha região a temporada de inverno, portando gripe iniciando e corpo mole começando a encher a paciência.
Feliz eu não estou definitivamente, mas, no pior dos casos só mesmo meu curso pra me dar algum ânimo nessas horas, espero que tudo dê certo e, que consiga formar mais um turma, nesse período!



Abraços!




Raphael Ribeiro

Open Bar - A Festa está montada...

Dizem os mais leigos que Open Bar é coisa de americano, ou mesmo, coisa chick, de rico, que não cabe a quem está aniversariando, comemorando, ou seja, dando uma festa, inserir este tipo de coisa dentro do contexto.

O Open Bar caracteriza-se principalmente por ser parte da "recepção" da festa, você nunca observou quando ao chegar num aniversário de 15 anos por exemplo, mesas de licores ou aquelas mesas imensas cheias de chocolates? Pois, então, essas são "Open Liquor" e "Open Chocolats", não é coisa chick, é um lance diferente e organizado.
O Open Bar, seria, uma arrumação criativa, harmonizada com a temática da comemoração, que aliada aos coquetéis característicos, torna-se em potencial, área exclusiva dos bebedores anônimos que antes estava na festa.



O Barman, torna-se um anfitrião dos drinks naquele reduzido espaço, que proporcionará aos convidados, tudo do bom e do melhor durante o desenrrolar da festa. Seja elaborando, seja influenciando cada um que aparece para tomar um drink. O Barman, harmoniza-se também com o ambiente e com a temática do evento, tropical: Flores ao redor do pescoço; Anos 60': Calça boca de sino. Portanto, faz parte! Já os coquetéis, são a principal arma do Open Bar e do Barman para chamar a atenção e, podem ou não harmonizar-se com o tema do evento. O importante é termos em mente que, o Barman, mesmo, sendo um evento particular, deve-se mostrar ciente de todo o conteúdo de seu "Set"*, sabendo lidar com adversidades do tipo, o bebum na área do open enchendo a paciência e querendo beber mais ainda...rs.





Abraços.




Raphael Ribeiro - Profissional Bartender








(*) Set: Lista de Drinks repectivamente com suas receitas listadas para aquela comemoração.

Curso de Drink's - Raphael Ribeiro - Profissional Bartender

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TURMA 02 - 2009

- Coquetéis Internacionais;
- História dos Coquetéis;
- Preparação do Barman;
- Tipos de Bares e Open;
- Open Bar & Diversão;
- Higiene e preparação de Frutas;
- Tipos de Crustas;

A ARTE DAS INFUSÕES ESTÁ EM SUAS MÃOS!
INSCREVA-SE E MUDE SUA VIDA FAZENDO CONQUETÉIS PARA PESSOAS IMPORTANTES, AMIGOS, CLIENTES OU PARA SI MESMO!
SAIBA COMO COMPRAR BEBIDAS NO SUPERMERCADO E SELECIONAR OS MELHORES DESTILADOS!
MOSTRE QUE VOCÊ POSSUI BOM GOSTO E DIVIRTA-SE!
INSCRIÇÕES: 22 2521-1875 / 21 9638-7285

Tipos de Bares...Ingleses, Americanos e mais um pouco....

Os estabelecimentos antigos que prestavam serviço de bebidas eram na sua maioria compostos do proprietário e dos serviçais que eram escravos; O estabelecimento que ficou mais conhecido na antiguidade foi a TABERNA ROMANA.

A TABERNA INGLESA foi criada nos moldes da taberna romana, mas com diferenças na prestação de serviços. A INGLESA, era servida por pessoal remunerado, ao passo que a ROMANA, por escravos.
TABERNA

Típico bar Europeu;
Refeições: Caça, Pão e Vinho;
Alojamento: Pousada e serviços de quarto;
Estábulos e Cocheiras – Acomodação de animais que serviam de transporte.





PUB

Típico bar Inglês;
Bar que prestava serviços a todas as classes sociais, servia do aldeão ao fidalgo. Bebidas alcoólicas, refeições e jogos (xadrez e gamão).










CLUB PRIVÈ

Típico clube Inglês;
Bar onde se reuniam somente pessoas que bebiam determinado tipo de bebida; (Club Privè de Cerveja; Club Privè de Gim).












CAFÉ

Típico Francês;
Bar que servia todo o tipo de bebidas alcoólicas misturadas ao café;
(Bebida da época)










VAGOON BAR

Típico Americano (Mascate);
Este bar era ambulante e servia desde alimentos, armas e bebidas alcoólicas, tipo armazém ambulante.










SALLON

Típico Americano;
Serviços prestados (Quartos, Cocheira, jogos, shows, comidas e bebidas alcoólicas).
Eram famosos na época por serem freqüentados por bailarinas, pistoleiros, xerifes, fazendeiras e às vezes servia até de tribunal.









AMERICAN BAR

Típico Americano;
Serviços prestados (Bebidas Internacionais, além de coquetéis e salgadinhos).
Bar onde a atração principal é o BARMAN, que ocasionalmente era substituído pelo proprietário;
Bar composto de longo BALCÃO e com grandes PRATELEIRAS;
A montagem do salão era sempre feita voltada para o bar, todo este arranjo dava impressão de estar dentro de um teatro, onde o ator principal era o BARMAN.

PIANO BAR

Típico Americano;
Bar com características de um American Bar; provido de música de piano.










ONLY DRINK BAR

Típico Americano;
Serviço exclusivo de bebidas;
Não poderia haver música, refeições e nada que pudesse perturbar o cliente quando estivesse bebendo.











HARRIS BAR

Típico Inglês;
Serviço de drinques e a criatividade do Barman.











DANCING BAR

Típico Americano;
Serviço de bebidas, refeições e pista de dança;
Música orquestrada ou play-back.

LITLLE BAR – MINI BAR
(Frigo-bar)

Típico Americano;
Localizado em hotéis, trens e navios.



OBS: Também pode ser representado pela foto ao lado.

SNACK BAR

· Típico Americano;
· Serviço de bebidas e refeições rápidas;
· Localizado em grandes lojas, aeroportos, estações ferroviárias e hotéis.











PROMENADE BAR

· Típico bar Europeu;
· Serviço de café, chá, petiscos e bebidas.
· Localizado em calçadas, beira de lagos e parque municipais.







Os bares passaram a se evoluir ao longo dos tempos, pois, o consumo de drinks e a necessidade de eventos, até mesmo, como forma de "segurar a casa" no ramo noturno aumentaram. De acordo com pesquisas recentes, essa tendência de evolução é esperada, capacitando cada vez mais os bares a servirem de forma correta e disciplinada.
Raphael Ribeiro - Profissional Barman










Mau humor...



Hoje, já comecei o dia bem...no Jiu-Jitsu tomando um "Ultimato" e um "Empurrão" do meu chefe Fernando...apartir daí´já falei pra mim mesmo, essa sexta promete....Nossa, se eu fosse xingar, xingaria por 3 horas seguidas...


Chega em casa, toma tropessão, Senhoria cobra o Aluguel, Namorada dá uma de contar dos "lances do passado" e eu como bom ouvinte engoli...é incalculável meu nível de stress no dia de hoje... o dia das mães aí e eu nem grana pra comprar um brinquedo tenho...kkk tenho que rir mesmo, altamente desfavorável minha situação. Mas, o que importa é minha fé nas coisas... essa, precisa crescer mais e mais, senão morro, isso fiel. Morro.


Aí a pior coisa que tem é você ficar assim e, não descarregar em nada, na moral, vou socar a parede de casa pra ver se melhoro, causo logo um edema na mão e tá bom...
Minha vontade é de fazer igual a esse doido, pular em alguém pra matar cara, poxa vida, como meu dia ainda não terminou, acho que vou ficar bem quieto esperando a próxima má notícia que terei hoje...e digo mais, ainda, vou ler meu horóscopo só de sacanagem, pra ter certeza que irei me F...hj...bem, supertição é passível de não acreditarmos, mas, mau olhado brother, eu sei que tem.....

Tudo que de que você não precisa...


Tipo...




Pode acontecer com todo mundo né...mas quem ler va rir e, poxa, como isso é um blog, essa história tem que ser contada....kkk


Bem, ontem, eu fui ver o jogo né, "mengão", melhor time do mundo...etc...aí, eu vi o litro de whisky (vai vendo!) , ele olhando pra mim, eu namorando ele...kkk Coisa e tal, resolvi tomar uma dose vendo o jogo do mengão, e tudo ia bem tranquilo...




Aí...minha mina nessa ocasião já tinha se mudado pra rede da varanda, por que não me aguentava ficar gritando a cada jogada do Leandro Amaral e com um bafo infernal de caninha... e tudo mais...e a cada gol, eu virava um copo, resumindo, foram 3 gols, e de shot em shot, eu ia ficando cada vez mais louco, mas, ela nem percebia...ia ali, dava um beijo voltava....só que o óbvio eu não percebi...ia do quarto pra varanda, engatinhando, igual a um BB...pqp, e tudo mais...aí, no fim do jogo, o whisky tinha se acabado!




E meus joelhos, fudidinhos e maltratados....aí pra variar, minha mina já tava dormindo eu tri-loko, e falando que o Mengão era foda...nossa, isso que´é porre, fui tomar água e, acabei escorregando e tomando um tombasso na sala, o bom é que só eu vi, e vcs agora lendo sabem.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem jeito? Nossa.....








Bem, só pra não ficar sem postagens....abraços....logo o curso de cocktail começa e, vários drinks bombarão!!!! hehehehe








Cocktails...um pouco de tudo!

Olá amigos,

como de praxe, sempre venho aqui e me pergunto, como barman é claro, qual o desejo de cada cliente meu. Enfim, acho que para o cliente ser exigente em termos do que pedir e acertar ele deve primeiramente experimentar. Mesmo se esta difícil e árdua tarefa seja, provar as famosas margaritas (tequila, limão, cointreau), ou os famosos drinks de inverno, Irish Cofee (café expresso, Scotch whiskey e creme de leite), árdua tarefa...
Bem, como sempre, estamos aqui pra explicar que não há cocktail sem ocasição, e vice-verso. O cocktail e, primeiramente antes, um aperitivo para conversas, bate-papo, conquistas e, para as refeições mesmo, um companheiro.
O cliente, varia muito, pois, em seu dia-a-dia, sofre com muito s tipos de pressão e, contra-pontos que o fazem chegar em casa e se dedicar a uma única tarefa: Jantar, Tomar uma ducha e ir dormir.
Nós Barmans, temos a obrigação de desempenhar o papel de entusiasmo em nossos clientes, mesmo, que para isso, seja necessário, dançar em cima do balcão, kkk , tô brincando, mas, é sério, quando um cliente chega ao bar ou ao restaurante com a moral em baixa, temos por obrigação e, se conhecermos ele, por gratidão a amizade, levantá-lo!
Eu como Barman, tive a possibilidade de ver muitos tipos de pessoas que, não necessariamente queria beber algo ou dançar. Queriam apenas um pouco de atenção extra, como falar ao amigo mais próximo e, em se tratando de amigo, por que não aliar o bom cocktail a uma boa conversa? Penso assim: Estou estressado? Sim! Vou ao Bar? Sim! Então, por que não me permitir um bom papo, ver gente diferente e aliar isto ao requinte de uma ótima bebida?
Não estamos aqui fazendo apologia a arte de se embriagar não! Estou falando que, podemos aliar tudo, ou mesmo, nosso cotidiano a uma boa "proza" ou "causo", como diriam os roçeiros.
Nossa vida necessariamente não depende de nós, e vice-versa, nossa vida é feita de bons momentos e maus bocados, por isso, desestressar é tudo que preceisamos, tomara que eu um dia chegue em casa e, possa me dizer por várias vezes, fui ali tomei uma margarita e relaxei, pois, a vida é feita de momentos e um pouco de tudo...!

Curso de Coquetelaria Internacional 05/2009 - NEW!


Caros amigos,


Estão abertas as inscrições para o Curso de Coquetelaria Internacional - Curso de Coquetéis - a partir desta semana 5 de maio de 2009.


Ministrado pelo Barman Raphael Ribeiro, o curso de coquetéis visa principalmente formar profissionais nas áreas de Bar, American Bar, Pub's, Boates e Restaurantes, pretendendo implementar uma melhora elaboração dos coquetéis, cartas de bebidas e o atendimento personalizado. O aluno ou aluna irão aprender também a como montar um open bar e trabalhar nas áreas propostas de entretenimento noturno.

As inscrições já podem ser efetuadas na Adega & Bistrô Confraria de Baco (http://www.confrariadebaco.blogspot.com/) com um custo reduzido (R$ 50,00) mais o material apostilado (em torno de R$ 30,00). Quem desejar poderá fazer as inscrições no seguinte endereço: Avenida Dom João VI, Centro - Cônego - Nova Friburgo, na Adega & Bistrô Confraria de Baco.


O curso é para ambos os sexos, já que besta área específica, as mulheres também contam e são preferencialmente diferenciadas, comenta Raphael Ribeiro.

O conteúdo do curso abrange os seguintes tópicos:


Treinamento para Barman e Barwoman


Histórico do Bar
Histórico de Bebidas (Vinhos, Champagne)
Bar: Medidas, Equipamentos, Utensílios, Copos, Alimentos, Bebidas.
Densidade das Bebidas, Cores, Sabores, temperaturas para Vinhos, Champagne.
Combinações de Vinho com Alimentos, Etiqueta de Serviço.
Bebidas Flambadas, Bebidas para Verão e outras ocasiões.
Elaboração Técnica de Coquetéis
Apresentação, decoração, guarnição dos coquetéis.
Dicas especiais, crustas especiais de colorações variadas.
Regras: Comunicação, postura, educação, vestuário.
Cardápio, montagem.


Festas Particulares

Apresentação
Montagem do Bar
Corte de frutas


Para aqueles que desejarem tirar dúvidas referentes ao curso, poderão ligar nos telefones: 22 2521-1875 / 21 9638-7285 com Raphael Ribeiro (http://www.raphaelbartender.blogspot.com/).

Pesquisar Bebidas